Num declaração esta terça-feira feita desde a sala oval, o presidente norte-americano não usou a emergência nacional para avançar com a construção do muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México. Trump só se queixou do preço, porque o muro fica uma fortuna e até já se cortou nos acabamentos, mas mesmo assim são 5 aeroportos no Montijo. 

Entretanto, acaba de surgir uma proposta que pode resolver este impasse na política norte-americana. Marcelo ligou para um programa da manhã nos Estados Unidos – Good Morning USA – e perguntou se não querem pensar em contratar um empreiteiro em Portugal. 

A ideia inicial do presidente português era contribuir para as exportações nacionais, mas esta solução acaba por ter muito mais vantagens, que agradam a ambas as partes. 

Por um lado, contratando um empreiteiro em Portugal, o muro fica consideravelmente mais barato – cerca de 3000 euros + IVA – mas por outro lado, a maior vantagem para a oposição a Trump, no fim não há muro nem há empreiteiro, nada. Ganham todos. Até o empreiteiro, que estava cheio de trabalho mas conseguiu também não acabar este.