Um estudo concluiu que os cigarros aquecidos também são nocivos e dizer-se que não pode fazer aumentar o número de fumadores, muitos deles achando que não só os cigarros aquecidos não fazem mal como até fazem bem, devendo fumar-se pelo menos um ao acordar e outro antes de ir para a cama.

As conclusões caíram que nem uma bomba junto dos fumadores destes cigarros de aquecimento, alguns deles estavam até a fazer uma torrada naquele momento. “Tinha posto agora mesmo um cigarro a fazer, nem acredito que isto também pode fazer mal, nunca pensei, até uma torrada nos pode fazer mal…”, admite este fumador.

Entretanto, outro estudo acabado de publicar conclui que ok, os cigarros de aquecimento até podem fazer mal a algumas coisas, mas são muito bons noutros campos da saúde, nomeadamente no alívio de gases. Em questão está o cheiro desses cigarros, que muitos consideram parecido com o odor do pum humano. Assim, quando um cigarro aquecido está por perto, as pessoas presentes podem libertar-se tranquilamente, culpando em seguida a Philip Morris. 

“O cheiro desses cigarros…”, comentava ainda esta tarde uma pessoa, sabendo bem que o gás tóxico libertado naquela sala tinha vindo do seu interior. 

Certo é que os benefícios não chegam para os eventuais prejuízos e as gigantes do tabaco já estão a desenvolver um novo cigarro desidratado de frutos vermelhos.

“Para fumar basta juntar água”, admite um dos técnicos responsáveis pelo desenvolvimento desta tecnologia.