Sexta-feira, Abril 19, 2024
InícioCulturaAutor confirma que o Tom Sawyer era uma rapariga

Autor confirma que o Tom Sawyer era uma rapariga

Herói para muitas gerações, a história de Tom Sawyer conhece por estes dias uma volta surpreendente, com o autor da história a confirmar que Tom Sawyer era uma rapariga. Joyce Sawyer foi o primeiro nome de Tom. “Foi a sua maior aventura”, admitiu o autor, na revelação feita.

A mudança ter-se-á dado numa fase inicial da história, tanto que a primeira versão do tema dos desenhos animados era “Tu andas sempre descalça, Joyce Sawyer, junto ao rio a passear, Joyce Sawyer”.

Desde cedo que Joyce, ou melhor, Tom foi apoiado pela sua tia Polly, pelo seu irmão Sidney, que era mesmo rapaz, e pela sua prima Mary, filha da tia Polly, que na verdade era um menino, mais concretamente o Jimmy.

“Parece complicado, mas não tanto como as confusões em que a Joyce se metia”, brinca Mark Twain, que queria dizer Tom e que faz mais uma revelação: “Eles não cresceram junto ao rio Mississipi, mas sim junto ao Tejo, porque a tia Polly foi das primeiras a descobrir Lisboa, muito antes da Madonna.”

Apoiar o IF

Se puder, apoie o único jornal que nunca o enganou a manter o rigor, a isenção e a independência. Caso contrário, vendemo-nos a um grande grupo económico. Ou pior, a um pequeno.

Publicidade
Newsletter

Mais Recentes

Publicidade