No reino dos poliglotas

reis de espanhaO Rei de Espanha, que está em visita oficial a Portugal, discursou em português. É algo bastante inédito e nobre por parte do monarca. Era mais provável que fôssemos todos obrigados a falar em castelhano enquanto cá estivesse a família real.

Porque os portugueses padecem daquela enfermidade que é falar sempre na língua do interlocutor. Por isso digo que o português não é a primeira língua dos portugueses. A primeira língua dos portugueses é a do interlocutor. Se ele fala inglês, então nós falamos em inglês. Se ele fala em francês, nós falamos em francês. Se ele fala em castelhano, nós falamos em castelhano. Se ele fala russo, enfim, nós tentamos. Nós só falamos em português se a pessoa com quem estamos a falar tiver a gentileza de aceitar falar nessa língua, fenómeno que costuma ocorrer quando essa pessoa também é portuguesa.

Foi portanto um gesto muito bonito do Chefe de Estado espanhol, chegar aí e falar em português, essa língua que praticamente já nem nós falamos. Por pouco tinha de ser feita tradução simultânea.

Share

Zé Pedro Silva

facebook.com/zepiter | twitter.com/zepiter | [email protected]